quinta-feira, 17 de abril de 2008

Relatório do Fed indica que EUA estão em recessão

A economia dos Estados Unidos piorou nos 30 dias até 7 de abril, admite o Livro Bege do Federal Reserve Board, o banco central dos Estados Unidos, dando mais indícios de que a economia americana está encolhendo.

Em nove dos 12 distritos do Fed, "o ritmo da atividade econômica está diminuindo". Só em Boston, Cleveland e Richmond, a economia "tem altos e baixos ou está firme".

Na edição anterior do relatório, em março, a crise atingira dois terços dos distritos do Fed; agora, são três quartos. Desde então, os consumidores gastaram menos diante do maior risco de perder o emprego e uma demanda "anêmica" no setor habitacional.

As empresas financeiras estão sofrendo com "uma certa desaceleração dos pedidos de empréstimos, o aperto nas condições de crédito e a deterioração da qualidade dos ativos".

O distrito do Fed em San Francisco, que tem jurisdição sobre toda a Califórnia, tinha reportado um crescimento modesto. Agora, anuncia que a economia está "estagnada". Em Nova Iorque, a situação piorou desde a pesquisa anterior.

Pelo tom sombrio do relatório, é provável que o Fed corte ainda mais a taxa básica de juros dos EUA, que está em 2,25% ao ano.

Leia mais no Financial Times.

Nenhum comentário: