A ameaça de fome decorrente da inflação mundial nos preços dos alimentos preocupa tanto o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial quanto a crise financeira iniciada no setor habitacional dos EUA.
Nos últimos três anos, os preços dos alimentos subiram 86%, advertiu o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick. Há um aumento da demanda causado pelo crescimento da China e da Índia, secas atribuídas ao aquecimento global e a concorrência dos biocombustíveis.
Ao mesmo tempo, há um forte incentivo à produção de transgênicos para aumentar a produtividade de modo a atender à procura cada vez maior e uma pressão dos grandes exportadores, liderados pelo Brasil, para uma liberalização do comércio agrícola, com o fim dos subsídios dos países ricos.
Nos últimos dias, houve violentos protestos no Haiti. Também houve distúrbios e saques em diversos países africanos. Na reunião da cúpula da Índia com a África, as duas partes pediram às Nações Unidas maior empenho na busca da segurançca alimentar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário