Três policiais que mataram um jovem negro logo após sua despedida de solteiro foram absolvidos pela Justiça estadual de Nova Iorque, provocando a revolta da comunidade negra da cidade, que se concentrou diante do tribunal no bairro de Queens. Os policiais deram 51 tiros no incidente.
Sean Bell, de 23 anos, saía de uma casa noturna de striptease suspeita que estava sendo vigiada pela polícia, em novembro de 2006, na madrugada do dia de seu casamento. Dois amigos dele também foram baleados.
Quando o veredito foi anunciado, centenas de pessoas gritaram, vaiaram e protestaram. Houve empurra-empurra com o grande contingente policial destacado para proteger o tribunal.
"Eles são criminosos e assassinos, e vão apodrecer no inferno, que é o lugar deles", berrou um manifestante.
O prefeito Michael Bloomberg pediu calma à população.
As autoridades federais podem fazer uma denúncia na Justiça civil. O caso está sendo examinado pelo FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal dos Estados Unidos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Uma casa noturna de striptease...que iniciativa infeliz de Sean Bell!
Postar um comentário