O Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou hoje em US$ 945 bilhões o prejuízo total decorrente da crise financeira iniciada no setor de crédito hipotecário para clientes com problemas de crédito nos Estados Unidos, pressupondo que novos rombos aparecerão nos balanços de instituições financeiras nos próximos dois anos .
Para o diretor-gerente do Fundo, o ex-ministro das Finanças francês Dominique Strauss-Kahn, chegou a hora de uma intervenção coordenada dos governos dos países ricos para sanear o mercado e impedir um agravamento ainda maior da situação. Isso vai na contramão da ideologia liberal que domina o pensamento econômico desde o fim da Guerra Fria.
Leia mais no jornal Financial Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário