sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cuba acaba com teto salarial no setor público

Em mais uma reforma para liberalizar a economia, o novo presidente de Cuba, Raúl Castro, assinou decreto que acaba com o teto salarial dos empregados do setor público. A partir de agora, eles podem trabalhar mais e ganhar mais.

Nas ruas de Havana, a novidade foi bem recebida. Apesar de décadas de lavagem cerebral anticapitalista, os cubanos entendem que para ganhar mais precisam ter maior produtividade e acreditam que este é o caminho.

O Estado é responsável por 90% da economia cubana e pela maior parte dos empregos. Em um mês no poder, desde que substituiu definitivamente o irmão Fidel, Raúl Castro liberou as vendas de computadores, DVDs e telefones celulares, autorizou os cubanos a se hospedarem em hotéis de luxo e liberalizou o setor agrícola.

Mas os adversários do regime continuam insatisfeitos. Eles realizaram uma reunião na quinta-feira para apresentar uma proposta e tentar influir na liberalização em marcha: "Ainda não temos liberdades civis, políticas, econômicas e culturais", afirmou Marta Beatriz Roque.

Nenhum comentário: