sábado, 19 de abril de 2008

Annan apela para evitar tragédia no Zimbábue

O ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan fez um apelo hoje aos líderes africanos para que evitem uma tragédia no Zimbábue.

Hoje, começou a recontagem parcial dos votos das eleições de 29 de novembro, denunciada pela oposição como uma tentativa de fraudar também as eleições legislativas. Três semanas depois da votação, o resultado oficial da eleição presidencial não foi divulgado/

A recontagem está sendo feita em 23 dos 210 distritos zimbabueanos, entre os quais o Movimento pela Mudança Democrática (MDC) venceu em 16. Com a mudança desses resultados, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Popular (ZANU-PF) voltará a ter maioria no parlamento.

Um porta-voz do MDC declarou que o maior partido de oposição não aceita a recontagem nem um segundo turno da eleição presidencial. A ocultação dos resultados é a prova mais clara de que o presidente Robert Mugabe perdeu a eleição.

Esse herói da independência convertido em ditador, no poder há 28 anos, retomou seu discursão-padrão. Acusa o Reino Unido de querer recolonizar o Zimbábue, de comprar votos e de estar por trás do MDC em uma conspiração para devolver as terras desapropriadas aos brancos.

Na África do Sul, os estivadores se negaram a descarregar um navio da China carregado de armas como rifles AK-47 e 3 milhões de cargas de munição compradas pelo governo Mugabe depois das eleições. O navio agora segue rumo a Angola, cujo governo é aliado do atual regime zimbabueano.

Nenhum comentário: