O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, anunciou hoje em Viena, na Áustria, que a ONU fará uma reunião de emergência na segunda e na terça-feira em Genebra, na Suíça, para traçar um plano para evitar que a inflação nos preços internacionais dos alimentos cause fome em populações pobres. Ban já admitiu que é uma crise global, que exige a ação da ONU.
Antes, o diretor-geral da Organização da ONU para Agricultura e Alimentos (FAO, do inglês), Jacques Diouf, alertou para o risco de que a escassez de alimentos provoque conflitos violentos e guerras civis. E a diretora do Programa Mundial de Alimentos pediu uma ajuda de emergência de US$ 600 milhões para comprar comida a preços inflacionados.
Na atual situação, com o aumento de preços que já houve, mais 100 milhões de pessoas a mais vão precisar de ajuda alimentar neste ano.
Ao mesmo tempo, o Fundo da ONU para o Desenvolvimento Agrícola destinou US$ 200 milhões para agricultores pobres
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário