A oposição do Zimbábue convocou uma greve geral a partir desta terçca-feira para pressionar o governo do presidente Robert Mugabe, que até hoje não divulgou os resultados oficiais da eleição presidencial de 29 de março e estaria fazendo uuma recontagem com suspeita de fraude.
Mugabe, no poder desde a independência do Zimbábue, em 1980, teria perdido a eleição mas recusa-se a abandonar o cargo e tem apoio de um núcleo de beneficiários de seu regime corrupto e ditatorial.
Em reunião de cúpula na Zâmbia, os líderes da Comunidade de Desenvolvimento do Sul da África insistiram que o Zimbábue divulgue logo o resultado da eleição presidencial, declarando que a realização de um segundo turno é a melhor maneira de resolver o impasse pacificamente.
Desde a semana passada, a oposição anuncia que não pretende disputar um segundo turno porque se considera vitoriosa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário