A Organização Mundial de Saúde (OMS), parte do sistema Nações Unidas, completa hoje 60 anos de atividades alertando para os riscos associados ao aquecimento global.
Em 2005, o clima foi responsável 150 mil mortes e doenças que atingiram 5 milhões de pessoas.
O aumento da temperatura ameaça populações com ondas de colar e catástofres naturais cada vez piores, como enchentes, furacões, ciclones e secas. São fenômenos que afetam a qualidade da água, causando problemas como a diarréia, responsável pela morte de milhões de crianças no mundo inteiro.
Além disso, o efeito estufa favorece a proliferação de doenças tropicais como as transmitidas por mosquitos, casos da malária, dengue e febre amarela, e outros insetos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário