O candidato da oposição à Presidência do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, acusou neste sábado, 5 de abril de 2008, o presidente Robert Mugabe de preparar uma guerra contra o povo para ficar no poder.
Uma semana depois das eleições, o resultado da votação para presidente ainda não foi divulgado oficialmente, alimentando suspeitas de fraude e conspiração. Ontem, logo após uma reunião de sua cúpula, o partido do governo, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Popular (ZANU-PF) anunciou que Mugabe vai disputar o segundo turno.
"Ganhamos a eleição sem necessidade de segundo turno", declarou Tsvangirai, do Movimento pela Mudança Democrática (MDC). "No segundo turno, a violência será a arma para impedir a vitória do povo. A ZANU-PF está preparando uma guerra contra o povo, como vimos em 2000."
Hoje, foram divulgados os resultados oficiais das eleições para o Senado. O governo e a oposição elegeram 30 senadores cada. A maioria depende de quem for o próximo presidente, que indica, junto com líderes tribais, os outros 33 senadores.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário