quarta-feira, 15 de junho de 2016

Fed mantém taxas básicas de juros dos EUA

O Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos, decidiu hoje manter inalteradas as taxas básicas de juros da economia americana numa faixa de 0,25% a 0,5% ao ano, mas indicou que deve haver pelo menos um aumento até o fim do ano.

Apesar de observar uma melhoria no mercado de trabalho, que decepcionou nos últimos meses, o Fed reduziu sua expectativa de crescimento para 2016 e 2017 e espera uma expansão média de 2% ao ano até 2018.

Na entrevista coletiva, a presidente do Fed, Janet Yellen, manifestou preocupação com a possível saída do Reino Unido da União Europeia, a ser decidida em referendo na quinta-feira da próxima semana, 23 de junho. Com várias pesquisas anunciando a vitória dos antieuropeus, a libra caiu e as bolsas do mundo inteiro foram abaladas.

Quando o Fed voltou a aumentar os juros, em dezembro de 2015, depois de mantê-los em praticamente zero desde 2008 para combater a crise econômica, havia uma expectativa de quatro altas de juros em 2016.

Por causa da desaceleração da economia mundial, especialmente da China, o mercado passou a apostar em duas elevações nas taxas básicas. A presidente do Fed confirma pelo menos uma.

Nenhum comentário: