quinta-feira, 17 de março de 2016

Universidade de York ajuda a restaurar capital do Egito Antigo

Uma das capitais do Egito Antigo, Mênfis é considerada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), mas nas últimas três décadas a expansão urbana ameaçou seus monumentos. 

Agora, a Universidade de York, na Inglaterra, e o Ministério das Antiguidades do Egito conseguiram uma ajuda de US$ 1,43 milhão da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) para recuperá-los.


O projeto de dois anos vai criar um circuito para visitantes percorreram a pé as ruínas de Mênfis. A proposta é ligar oito monumentos, do Portão Oriental ao Grande Templo de Ptah.

Enquanto estudantes e pesquisadores investigam a área tombada, 120 trabalhadores locais foram contratados para limpar as ruínas de Mênfis. Uma escola vai treinar 80 funcionários do Ministério da Antiguidades do Egito para administrar o patrimônio histórico e cultural do país onde surgiu a mais antiga civilização.

A ideia também visa a beneficiar a população local com o aumento do turismo. "Mênfis é um sítio verdadeiramente fenomenal que já é conhecido na imaginação popular, mas agora tem o potencial de se tornar um importante destino do turismo cultural internacional", explicou a Dra Sara Perry, do Departamento de Arqueologia da Universidade de York.

"Os tempos de Mênfis estão entre os mais importantes do Egito Antigo. Só Luxor é comparável em importância política, econômica e religiosa. O deus criador Ptah é associado a Mênfis. Aqui, ficava um dos maiores templos erguidos em seu nome no Novo Reino [1550-1070 antes de Cristo]", acrescentou a pesquisadora.

"Na verdade, foi onde o Egito ganhou seu nome", ensinou Sara Perry. "Mênfis era chamada de Hikuptah, o Templo da Alma de Ptah, que os gregos chamavam de Aigyptos e hoje se traduz como Egito. Este projeto visa a inspirar as pessoas aqui e internacionalmente para a regeneração de um dos sítios arquelógicos mais importantes do Egito, dando ao mundo um novo olhar sobre seu significado para a história da humanidade."

Nenhum comentário: