segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Atentado suicida mata seis soldados da OTAN no Afeganistão

Um atentado terrorista suicida da milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes) perto da base militar de Bagram matou seis soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e deixou três feridos, noticiou hoje a rede de televisão americana NBC.

O alvo do terrorista era uma patrulha conjunta da OTAN e do Exército afegão numa vila próxima à base aérea.

Na província de Helmande, no Sul do Afeganistão, os Talebã tomaram o distrito estratégico de Sangin e cercaram a chefiatura da polícia, onde cerca de 170 policiais ficaram isolados. O governador advertiu que toda a província está prestes a cair em poder dos rebeldes islamitas.

Apesar da luta interna depois da notícia da morte do mulá Mohamed Omar, fundador e líder da milícia, os Talebã dominam hoje uma fração maior do território afegão do que em qualquer momento desde que seu governo foi derrubado, em outubro de 2001, por uma invasão dos Estados Unidos para punir a rede terrorista Al Caeda e o regime que a acobertava pelos atentados de 11 de setembro.

A Guerra do Afeganistão já é a mais longa da história dos EUA. Mais de 2,3 mil soldados e mais de 1,1 civis foram mortos. Dois terços das mortes ocorreram depois que o presidente Barack Obama dobrou a número de soldados americanos no país, em 2009.

Nenhum comentário: