domingo, 1 de maio de 2016

Trump ignora que invasão do Iraque foi depois do Afeganistão

O bilionário Donald Trump, líder da disputa pela candidatura do Partido Republicano à Casa Branca, revelou mais uma vez sua ignorância sobre a história dos Estados Unidos. Durante entrevista à Fox News para reforçar suas credencias de política externa, o magnata imobiliário cometeu mais uma gafe ao dizer que a invasão do Afeganistão foi depois da invasão do Iraque.

"Eu ficaria no Afeganistão", argumentou Trump. "É provavelmente o único país onde deveríamos ter ido no Oriente Médio porque fica ao lado do Paquistão, que tem armas nucleares. Então, penso que temos de ficar e fazer o melhor que pudermos. Não que jamais venha a ser bom, mas acredito que não temos escolha. É o lugar onde francamente, antes de ir para o Iraque, nós deveríamos ter ido em primeiro lugar."

A Guerra do Afeganistão é a mais longa da história dos EUA. Começou em 7 de outubro de 2001 com os primeiros bombardeiros contra a milícia fundamentalista dos Talebã, que governava o país com um emirado islâmico desde 1996, e as bases da rede terrorista Al Caeda, responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro em Nova York e no Pentágono.

Quando o líder terrorista Ossama ben Laden escapou do cerco de Tora Bora, em dezembro de 2001, o governo George W. Bush voltou as atenções para o Iraque de Saddam Hussein, que não abrigava nenhum movimento jihadista, e invadiu o país em 20 de março de 2003.

O Afeganistão não é normalmente considerado parte do Oriente Médio, que vai até o Irã, mas os neoconservadores do governo George W. Bush introduziram o conceito de Grande Oriente Médio para incluir o Afeganistão e o Paquistão por causa de sua participação na guerra contra o terrorismo.

Nenhum comentário: