Um bombardeio com aeronaves não tripuladas (drones) dos Estados Unidos no Paquistão matou o líder da milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes), mulá Akhtar Mansur, informou hoje o Departamento da Defesa dos EUA (Pentágono). Horas depois, o grupo confirmou a morte.
É um duro golpe na milícia que governou o Afeganistão de 1996 a 2001 e ressurgiu depois da retirada da maior parte das forças internacionais que invadiram o país depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Mas a morte do líder não costuma ser o fim dos grupos terroristas.
O ataque, autorizado pelo presidente Barack Obama, foi às 6h de hoje pela hora local, quando Mansur viaja de carro numa região remota do Paquistão perto da fronteira como Afeganistão.
Mansur era o sucessor do mulá Mohamed Omar, fundador da Milícia dos Talebã, que morreu em 2013, mas sua morte só foi revelada em 2015.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário