sexta-feira, 20 de maio de 2016

Rússia aplica sanções aprovadas pela ONU à Coreia do Norte

O Banco Central da Rússia ordenou os bancos e instituições financeiras do país a suspender todas as operações com a Coreia do Norte, aderindo assim ao regime de sanções imposto pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas ao regime comunista de Pionguiangue, noticiou hoje a Rádio Ásia Livre.

Também estão proibidas todas as transações de bônus de propriedade de cidadãos e organizações norte-coreanas sujeitas às sanções impostas ao país. Todas as instituições financeiras russas devem fechar contas ligadas aos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Desde o fim do comunismo e o colapso da União Soviética, o regime norte-coreano faz uma chantagem atômica, ameaçando com ataques nucleares para barganhar ajuda em energia e alimentos para sua economia falida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora, sim, quando o estado cleptocrático russo se move é sinal que haverá avanços nestas questões nucleares.

Nelson Franco Jobim disse...

Quem tem poder de pressão sobre a Coreia do Norte é a China, que usa a questão nuclear como uma carta na manga para negociar com os EUA e quer desviar a atenção de Washington das disputas territoriais no Mar do Sul da China. Como os EUA discutem com a Coreia do Sul a instalação de um sistema de defesa antimísseis, o regime comunista chinês está preocupado. Assim, poderá pressionar a ditadura stalinista de Pionguiangue.