quinta-feira, 19 de maio de 2016

Avião egípcio desaparece na rota Paris-Cairo

Um Airbus 320 da companhia aérea Egypt Air com 66 pessoas a bordo desapareceu dos radares hoje à noite pouco depois de entrar no espaço aéreo do Egito durante um voo Paris-Cairo. Ainda não se sabe se foi acidente ou atentado terrorismo.

Em 31 de outubro de 2015, um avião da empresa aérea russa Metrojet caiu na Península do Sinai, no Egito, quando ia da estação de veraneio egípcia de Charm al-Cheikh, no Mar Mediterrâneo, para São Petersburgo na Rússia. Todas as 224 pessoas a bordo morreram.

Como Moscou intervém na guerra civil da Síria desde 30 de setembro do ano passado sob o pretexto de combater a milícia Estado Islâmico do Iraque e do Levante, aquele atentado foi atribuído a esta organização terrorista, que atua no Egito sob o nome de Província do Sinai do Estado Islâmico.

Hoje, o voo MS-804 saiu de Paris às 23h09 (18h09 em Brasília). Eram 2h45 da madrugada de quarta-feira quando desapareceu, 16 quilômetros depois de entrar no espaço aéreo do Egito, caindo no Mar Mediterrâneo. Horas depois, a Egypt Air revelou ter recebido um sinal de problemas, mas não confirmou se foi da tripulação ou de um dispositivo eletrônico do avião.

Pela altitude em que estava, é improvável que haja sobreviventes. Havia passageiros de 12 países a bordo. As autoridades do Egito fazem buscas no Mar Mediterrâneo.

Além do Estado Islâmico, há vários grupos jihadistas em ação no Egito, onde o presidente Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, foi deposto em 3 de julho de 2013 pelo atual ditador, marechal Abdel Fattah al-Sissi. Desde então, mais de mil extremistas muçulmanos foram mortos.

Nenhum comentário: