sábado, 28 de maio de 2016

ELN liberta três jornalistas na Colômbia

Três repórteres detidos pelo Exército de Libertação Nacional (ELN) no departamento do Norte de Santander, na Colômbia, foram libertados hoje, informou a agência Reuters. 

Na véspera, o presidente Juan Manuel Santos advertiu que as negociações com o segundo maior grupo guerrilheiro colombiano não começariam antes de todos os reféns serem libertados.

O ELN declarou que deteve a jornalista espanhola Salud Hernández Mora durante seis dias por "rotina de segurança". Quatro dias depois, sequestrou também os jornalistas colombianos Diego D'Pablo e Carlos Melo, da rede de rádio e televisão RCN.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) estão em fase final de negociações com o governo colombiano em Havana, a capital de Cuba. O presidente Santos tem a preocupação de fazer um acordo de paz também com o ELN para evitar que guerrilheiros desmobilizados pelas FARC se unam ao outro grupo.

De qualquer forma, como em outros processos de paz, é provável que muitos ex-rebeldes não se adaptem à vida civil e entrem para o crime organizado, o contrabando e o tráfico de drogas e recursos naturais.

Nenhum comentário: