A nota de 500 euros, a favorita de traficantes de drogas e do crime organizado, vai parar de ser fabricada em 2018, anunciou hoje o Banco Central Europeu (BCE). As notas que estiverem em circulação não perderão o valor.
Há especialistas em direito penal que defendem o fim das notas de US$ 100 e 100 euros para aumentar o volume do dinheiro vivo obtido em transações ilegais, mas a Zona do Euro vai manter as notas de 5 a 200 euros, hoje cerca de US$ 230.
É difícil encontrar hoje notas de 500 euros e o comércio tem o direito de recusá-la. Seu fim "leva em conta o temor de que possa facilitar atividades ilícitas", declarou em nota o BCE.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário