Um contratorpedeiro da Marinha dos Estados Unidos equipado com mísseis teleguiados passou perto hoje de um recife em águas territoriais disputadas do Mar do Sul da China, noticiaram a agência Reuters e o jornal South China Morning Post, de Hong Kong.
A "operação de liberdade de navegação" foi a menos de 12 milhas náuticas do recife Cruz Ardente, no arquipélago das ilhas Spratlys. O objetivo foi "desafiar as reivindicações excessivas de alguns reclamantes no Mar do Sul da China", declarou o Pentágono, o Departamento da Defesa dos EUA.
O navio de guerra americano cruzou a área depois de manobras militares feitas pela China. O regime comunista chinês está aterrando recifes para construir ilhas artificiais. Pela Convenção Internacional dos Direitos do Mar, ilhas tem mar territorial maior do que recifes.
A China reivindica o controle sobre quase todo o Mar do Sul da China, em disputas territoriais com Brunei, as Filipinas, a Malásia, a Tailândia, Taiwan e o Vietnã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário