domingo, 22 de maio de 2016

Maioria dos eleitores dos EUA rejeita Hillary ou Trump

Pela primeira vez na história da pesquisa conjunta do jornal The Washington Post e da rede de televisão ABC, os dois principais candidatos à Presidência dos Estados Unidos são rejeitados pela maioria do eleitorado. Ambos são repudiados por 57% dos eleitores inscritos para votar em 8 de novembro de 2016.

Só 41% têm uma visão favorável da ex-secretária de Estado Hillary Clinton, provável candidata do Partido Democrata, enquanto 40% aprovam o magnata imobiliário nova-iorquino Donald Trump, do Partido Republicano, que faz uma campanha fascistoide, explorando o medo do eleitorado.

No momento, Hillary tem 46% das preferências contra 44% de Trump, o significa em empate técnico, dentro de margem de erro da pesquisa. Em março, Hillary tinha uma vantagem de 11 pontos percentuais entre os eleitores inscritos.

Entre toda a população adulta, Hillary lidera por 48% a 42%, com uma queda de 12 pontos na diferença.

O senador socialista Bernie Sanders, que ainda disputa a candidatura democrata, tem imagem positiva junto a 49% do eleitorado e rejeição de 41%, mas sua insistência pode abalar Hillary, dando munição a Trump na eleição geral.

Nenhum comentário: