terça-feira, 3 de maio de 2016

Trump vence em Indiana e Cruz abandona corrida à Casa Branca

Depois de uma vitória do bilionário Donald Trump por 53% a 37% na eleição primária do estado de Indiana, o senador evangélico texano ultraconservador Ted Cruz abandonou a disputa pela candidatua do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 8 de novembro de 2016. No Partido Democrata, o senador Bernie Sanders impôs mais uma derrota à favorita Hillary Clinton.

Na prática, Trump garantiu a indicação, apesar da rejeição de sua candidatura pela cúpula republicana. O governador de Ohio, John Kasich, que não fez campanha para aumentar as chances de Cruz, ficou em terceiro com 7,6% dos votos.

Faltam agora apenas 227 delegados para Trump atingir os 1.237 necessários para garantir a nomeação na convenção nacional do partido, marcada para 18 a 21 de julho em Cleveland, Ohio. Com nove eleições prévias a realizar, inclusive na Califórnia, o maior estado americano, o magnata precisa conquistar menos da metade dos delegados em jogo para ser candidato em novembro.

"Demos tudo em Indiana, mas os eleitores fizeram outra escolha", lamentou Cruz ao anunciar a desistência.

Horas antes, Cruz havia detonado Trump, que acusou o pai do adversário de ter participado do assassinato do presidente John Kennedy, em 1963, chamando-o de "totalmente amoral", "narcisista", "pilantra" e "mentiroso patológico".

O magnata imobiliário contra-atacou no Twitter: "O mentiroso Ted Cruz realmente pirou hoje. Fez todo tipo de acusações malucas. Não pode funcionar sob pressão - não é muito presidenciável. Triste!"

Um comitê de ação política que gastou US$ 1,3 milhão em Indiana para derrubar Trump promete continuar a campanha "para abrir os olhos dos eleitores".

Durante a campanha, um acusou a mulher do outro. Nada foi poupado num debate de baixo nível em que Trump não deixou nada sem resposta. Por isso, ele é rejeitado por 65% do eleitorado americano, enquanto sua provável adversária, a ex-secretária de Estado, ex-senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton tem 56% de rejeição.

O repúdio a Hillary é evidente dentro do próprio Partido Democrata, onde o socialista Bernie Sanders seduziu a esquerda do partido com seus ataques à concentração da riqueza e os privilégios do centro financeiro de Wall Street.

Por 53% a 47%, Bernie venceu Hillary em Indiana, o que se repete em vários estados onde não grandes parcelas de negros e latinos no eleitorado. Onde essas minorias são importantes, dá Hillary.

Nas pesquisas sobre um possível confronto entre Hillary e Trump na eleição de novembro, a ex-secretária de Estado lidera com uma vantagem de 10 pontos percentuais.

Nenhum comentário: