Barack Obama se tornou hoje o primeiro presidente dos Estados Unidos no exercício do cargo a visitar Hiroxima, a cidade do Japão atacada com uma bomba atômica em 6 de agosto de 1945, no primeiro bombardeio nuclear da história, no fim da Segunda Guerra Mundial.
Em discurso no Parque da Paz, Obama defendeu um mundo sem armas nucleares, o que parece mais um sonho do que uma possibilidade real: "Há 71 a morte desceu do céu e mudou o mundo", disse o presidente americano.
Mais de 80 mil pessoas morreram na hora e um total de 140 mil em poucos dias. Em 9 de agosto, os americanos jogaram outra bomba atômica, em Nagasaque, matando mais 60 mil pessoas. Com os efeitos de longo prazo da radiação, o total de mortos nos dois ataques passa de 300 mil.
O Japão se rendeu em 15 de agosto e se tornou aliado dos EUA, que se comprometeram a garantir a segurança do país. Desde a invenção da bomba atômica, não houve mais guerras entre as grandes potências.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário