segunda-feira, 30 de maio de 2016

Merkel e Hollande defendem Europa no aniversário de batalha histórica

Durante cerimônia para marcar o centésimo aniversário da Batalha de Verdun, na Primeira Guerra Mundial, o presidente da França, François Hollande, e a chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, destacaram ontem a importância da União Europeia para a superação dos nacionalismos e a paz no continente depois de uma longa história de guerras.

Em dez meses de combates, 700 mil franceses e alemães foram mortos. No fim, a França venceu. Mas hoje Verdun é um símbolo da reconciliação franco-alemã depois de três guerras, a Guerra Franco-Prussiana (1870-71) e as duas guerras mundiais.

Os dois países são o eixo central do projeto de integração da Europa e no momento lutam contra a ascensão da extrema direita e os riscos de fragmentação da União Europeia.

A Batalha de Verdun durou de 21 de fevereiro a 20 de dezembro de 1916. Quando terminou, a França tinha reconquistado quase todos os territórios perdidos na ofensiva da Alemanha.

O objetivo era pressionar a França e o Reino Unido a aceitar a paz nos termos da Alemanha. Não deu certo. A Alemanha teve de mobilizar mais divisões e a ofensiva fracassou.

Nenhum comentário: