quinta-feira, 12 de maio de 2016

Supremo da Venezuela pode dissolver direção da Assembleia Nacional

Num golpe contra a democracia, a pedido do presidente Nicolás Maduro, o Tribunal Supremo da Venezuela pode destituir a mesa diretora da Assembleia Nacional, dominada pela oposição deste o início de 2016, alegando violação da Constituição.

Em mensagem divulgada ontem no Twitter, Maduro argumentou que o presidente da Assembleia, Henry Ramos Allup, desrespeitou a Constituição ao desobedecer uma ordem do Supremo para cancelar a sessão legislativa de 26 de abril.

Depois da ampla vitória nas eleições legislativas de 6 de dezembro de 2015, no momento, a oposição coleta assinaturas para convocar um referendo para revogar o mandato de Maduro, que apela para o TSV, totalmente subserviente ao regime chavista para se defender. A pedido do governo, o Supremo já afastou deputados para negar maioria de dois terços à oposição.

A Venezuela vive uma crise econômica sem precedentes, com inflação prevista para chegar a 720% ao ano em 2016, queda acumulada do produto interno bruto de 20% em dois anos, desabastecimento generalizado e um índice de homicídios de país em guerra. Mas o regime não cede, não negocia e não aceita mudar as ruinosas políticas econômicas do "socialismo do século 21" pregado pelo finado caudilho Hugo Chávez.

Nenhum comentário: