sexta-feira, 20 de maio de 2016

Índia registra temperatura recorde de 51 graus centígrados

Toda a Índia está enfrentando temperaturas acima da média para esta época do ano, pior ainda do que em maio de 2015, quando 2.330 pessoas morreram na quinta pior onda de calor da história do planeta. Hoje a máxima chegou a 51º C na cidade de Falodi, no estado do Rajastão.

O recorde anterior era de 50,6º C, registrado em Alwar, também no Rajastão, em 1956. A Índia costuma enfrentar ondas de calor antes do início da temporada de chuvas das monções, quando a água que evapora no Mar da Arábia é retida pelas montanhas da cordilheira do Himala e forma nuvens carregadas que causam grandes tempestades.

Em vários estados, entre eles Déli, Hariana, Rajastão, Telangana e Uttar Pradesh, as temperaturas máximas passam de 40º C. Desde abril, pelo menos 340 pessoas morreram em Déli e 300 em Telangana. Há dois dias, a capital do país, Nova Déli, registrou 47º C.

Com o aquecimento global causado pela emissão de gases carbônicos produzidos pelo homem, este deve ser o ano mais quente da história, prevê a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA).

No início da semana, a Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos dos Estados Unidos (NOAA) anunciou que novos recordes de temperaturas globais foram registrados por 12 meses consecutivos.

Nenhum comentário: