quarta-feira, 25 de maio de 2016

Iraque anuncia avanços na nova batalha de Faluja

O Exército do Iraque e milícias aliadas avançaram hoje na luta para reconquistar a cidade de Faluja, na província de Ambar, que está em poder da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, anunciaram políticos e militares iraquianos citados pelo jornal digital curdo Rudaw.

As forças governamentais afirmaram ter feito uma varredura em mais de 16 áreas ao redor de Faluja e penetrado em alguns setores da periferia da cidade.

Pelo menos 163 jihadistas, 15 civis e 35 homens das forças de segurança iraquianas foram mortos nesta nova batalha por Faluja, a cidade onde quatro seguranças privados dos Estados Unidos foram mortos e arrastados pelas ruas em 31 de março de 2004, deflagrando uma feroz batalha em que morreram 600 iraquianos.

Um comandante da Polícia Federal do Iraque, Shakir Jawdat, declarou que 22 carros-bomba e 168 explosivos armados pelo Estado Islâmico foram desativados. Uma força policial treinada internacionalmente entrou em alguns bairros da cidade pelo oeste para pressionar os militantes em dois pontos.

Outra tática usada pelo governo iraquiano foi alagar partes da zona sul de Faluja para desativar bombas e minas colocadas pelo Estado Islâmico para impedir o avanço inimigo.

Nenhum comentário: