O advogado Sadiq Khan, de 45 anos, foi eleito primeiro prefeito muçulmano da capital do Reino Unido e de um grande país do Ocidente, anunciou há pouco o Partido Trabalhista britânico. Ele derrotou o judeu conservador Zac Goldsmith e vai substituir o também conservador Boris Johnson.
No fim da contagem, Khan obteve 1.310.143 votos contra 994.614 votos para Goldsmith, acabando com um controle de oito anos do Partido Conservador sobre o governo municipal de Londres. O atual prefeito, Boris Johnson, sai para se dedicar à campanha para o país deixar a Uniao Europeia no referendo convocado para 23 de junho.
Filho de uma família paquistanesa, Sadiq Khan nasceu em Tooting, o bairro de Londres que representa na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico.
Seu pai era motorista de ônibus e a mãe costureira. Eram oito irmãos e uma irmã. A família dividia um apartamento público de três quartos num conjunto habitacional de subúrbio.
Sadiq frequentou escolas públicas, estudou direito e trabalhava defensor dos direitos humanos. A família manda dinheiro para parentes no Paquistão porque "vivemos neste país maravilhoso", disse Khan na campanha.
No discurso da vitória, o novo prefeito afirmou ter uma "ambição ardente" de que cada cidadão de Londres tenha as mesmas oportunidades que ele teve: "A oportunidade não só de sobreviver, mas de prosperar. A oportunidade de acreditar num futuro melhor para você e sua família."
Vereador de Tooting a partir de 1994, ele se elegeu para a Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico em 2005. Foi ministro das Comunidades e dos Transportes no governo Gordon Brown.
Em 2013, Khan revelou a intenção se candidatar a prefeito. No ano passado, ganhou a eleição prévia do partido. É considerado um social-democrata da ala moderada do partido.
Na emoção da vitória, fez uma homenagem ao pai, o imigrante paquistanês Amanullah Khan: "Ele estaria tão orgulhoso de que a cidade que escolheu para ser sua casa agora escolheu um de seus filhos para ser prefeito."
Com 40% de seus habitantes nascidos no exterior, Londres é considerada hoje a cidade mais cosmopolita do mundo inteiro. Cerca de 12% dos londrinos são muçulmanos.
Se obteve uma grande vitória na capital nas eleições municipais de hoje, na Escócia, o Partido Trabalhista caiu para terceiro lugar, atrás do Partido Nacional Escocês e do Partido Conservador. Desde o plebiscito sobre a independência da Escócia, em 2014, o partido nacionalista, de centro-esquerda, tomou parte do eleitorado trabalhista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sexta-feira, 6 de maio de 2016
Sadiq Khan é eleito primeiro prefeito muçulmano de Londres
Marcadores:
Boris Johnson,
Eleição,
Escócia,
Londres,
muçulmano,
Partido Nacional Escocês,
Partido Trabalhista,
prefeito,
Reino Unido,
Sadiq Khan,
Zac Goldsmith
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário