A Marinha de Israel entrou em estado de alerta máxima contra possíveis ataques da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante na cidade de Eilat, no Sul do país, um importante porto no Mar Vermelho próximo à fronteira com o Egito.
Eilat fica perto da Península do Sinai, onde atua a Província do Sinai do Estado Islâmico, um grupo aliado à organização terrorista que ocupa parte do Iraque e da Síria, onde está sob ataque em várias frentes.
O Exército do Egito tem intensificado as operações contra o grupo, mas ele ainda representa a maior ameaça à estabilidade na área. Desde o golpe militar de 3 de julho de 2013 contra o governo da Irmandade Muçulmana, o Egito retomou a cooperação com Israel no combate e troca de informações sobre grupos terroristas, especialmente no Sinai.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário