quinta-feira, 5 de maio de 2016

Congo prende comandante rebelde de Ruanda

Um alto comandante da milícia Forças Democráticas pela Libertação de Ruanda (FDLR), ligada aos responsáveis pelo genocídio de 1994, general Leopol Mujyambere, foi preso ontem na cidde de Goma, na República Democrática do Congo, anunciou hoje o ministro das Comunicações congolês, Lambert Mende Omalanga, citado pela agência de notícias Bloomberg.

O ministro declarou que o general rebelde está sendo interrogado e que não há decisão sobre a extradição para Ruanda. As FDLR foram formadas por refugiados que saíram de Ruanda quando a Frente Patriótica Ruandesa, dominada pela minoria étnica tútsi, derrubou o governo da maioria hutu.

Em resposta, o governo deposto de Ruanda, um país do centro da África, promoveu um genocídio de tútsis e hutus moderados com o apoio da milícia Interahamwe. Pelo menos 800 mil pessoas foram mortas de abril e junho de 1994, com omissão da sociedade internacional.

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton considera não intervir para evitar o genocídio de Ruanda o maior erro de seu governo.

Nenhum comentário: