O Ministério das Relações Exteriores do México aprovou hoje o pedido de extradição para os Estados Unidos do grande traficante de drogas Joaquín El Chapo Guzmán, ex-todo-poderoso chefão do Cartel de Sinaloa.
Seus advogados têm agora 30 dias para recorrer à Justiça contra a decisão, mas a expectativa é que ele passe o resto da vida numa prisão americana.
Depois de sua primeira prisão, em 2014, as autoridades mexicanas rejeitaram o pedido dos EUA. Queriam que cumprisse pena em seu país. Em julho de 2015, ele escapou pela segunda vez de uma prisão de segurança máxima, uma vergonha para o governo do México.
Quando El Chapo foi recapturado em janeiro deste ano, o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, mudou de ideia e concordou em enviá-lo para os EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário