A guarda costeira das Filipinas deteve ontem dois barcos de pesca chineses com 25 marinheiros a bordo e três barcos vietnamitas com 18 homens a bordo na costa norte do arquipélago, informou hoje o jornal filipino The Daily Inquirer.
Os barcos apreendidos estavam perto de ilhas próximas à grande ilha de Luzón numa região do Mar do Sul da China reivindicada pelo regime comunista chinês. Foram escoltados até o porto de Basco, onde as tripulações foram interrogadas.
"A presunção neste tipo de casos é que iriam pescar ilegalmente", declarou o diretor do Escritório de Recursos Pesqueiros e Aquáticos das Filipinas, Asis Perez. Pela lei filipina, a pesca ilegal pode ser punida com multas de até US$ 1 milhão.
Com a industrialização e o crescimento populacional, o consumo de pescado cresce na Ásia, aumentando a disputa por águas territoriais e recursos pesqueiros. O governo chinês se considera dono de quase todo o Mar do Sul da China, que disputa com Brunei, as Filipinas, a Malásia, o Vietnã e Taiwan.
As Filipinas recorreram à Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas, com sede em Haia, na Holanda. A decisão é esperada em meados deste ano, mas a China já avisou que não vai aceitá-la.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário