A Índia testou com sucesso hoje um míssil disparado de plataforma móvel com capacidade de transportar ogivas nucleares a distâncias de 5 mil a 8 mil quilômetros chamado Agni-5 (Agni é o deus hindu do fogo). O uso de lançadores móveis reduz o tempo necessário para preparar um bombardeio nuclear.
Sob o governo nacionalista de direita do primeiro-ministro Narendra Modi, a Índia lançou um novo esforço para modernizar suas Forças Armadas e endurecer posições diante de seus inimigos históricos, a China e o Paquistão.
A visita do presidente Barack Obama, a Nova Déli na semana passada reforça a proposta de uma aliança das grandes democracias, os Estados Unidos, a Europa, a Índia e o Japão, para contrabalançar o crescente poderio da China e a agressividade da Rússia, renovada pelo conflito com a Ucrânia e a queda nos preços internacionais do petróleo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário