Um terrorista suicida jogou hoje um caminhão-tanque cheio de gasolina contra a chefiatura de polícia de em Tikrit, no Iraque, a cidade natal do ditador Saddam Hussein, derrubado há dez anos por uma invasão americana e enforcado no fim de 2006. Pelo menos nove pessoas morreram, inclusive sete policiais, e outras 30 saíram feridas da explosão, que abriu uma grande cratera.
Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado. As maiores suspeitas recaem sobre o Estado Islâmico do Iraque, o ramo da rede terrorista Al Caeda no país, que intensificou os ataques contra o governo do primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki, reporta a agência Reuters.
A guerra civil na vizinha Síria, que completou dois anos em 15 de março, também contribui para acirrar o conflito sectário entre sunitas e xiitas no Iraque, onde pelo menos 271 foram mortas em março, o maior número desde agosto de 2012, informa a agência France Presse.
Com o afastamento do presidente curdo Jalal Talabani, há um temor cada vez maior da divisão do país por causa dos conflitos étnicos e religiosos, observa a televisão pública britânica BBC.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário