Um terrorista suicida se detonou hoje no primeiro cordão de segurança da Embaixada dos Estados Unidos na Turquia. Além do homem-bomba, um segurança morreu. Outras três pessoas saíram feridas, uma em estado grave.
As primeiras suspeitas recaíram sobre grupos de extrema esquerda que lutam contra o imperialismo ocidental. Depois, foi confirmado que o homem-bomba pertencia ao proscrito Partido Popular Revolucionário da Libertação. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu linha dura contra o terrorismo.
O ataque acontece no momento em que cerca de 400 militares dos EUA instalam baterias de mísseis de defesa Patriot junto à fronteira com a Síria para evitar possíveis ataques vindos do país vizinho, que enfrenta uma terrível guerra civil há um ano e dez meses. Os mísseis estão na cidade turca de Adana e podem ser usados a partir de amanhã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário