Depois de um desempenho péssimo no primeiro debate, o presidente Barack Obama venceu o ex-governador Mitt Romney nos dois outros debates da campanha para a eleição de 6 de novembro de 2012 nos Estados Unidos, mas uma pesquisa do jornal The Washington Post e da rede de televisão ABC indica que o desafiante ganhou mais votos de eleitores indecisos.
A pesquisa nacional dá uma pequena vantagem a Romney, de 49% a 48%, o que significa um empate técnico por estar dentro da margem de erro da sondagem.
Cerca de 40% dos eleitores independentes saíram dos debates com uma impressão melhor do candidato republicano. Na gestão da economia, os independentes preferem Romney por 56% a 39%, o que lhe dá uma vantagem neste segmento decisivo do eleitorado, onde Obama levou oito pontos de vantagem sobre o senador John McCain em 2008.
De qualquer maneira, o republicano precisa ganhar no estado de Ohio, que até agora pende para o presidente, para alcançar os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para conquistar a Casa Branca.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário