A votação foi prorrogada, mas, com 90% das urnas apuradas, a Comissão Nacional Eleitoral da Venezuela acaba de anunciar a vitória do presidente Hugo Chávez na eleição presidencial de hoje com 54% dos votos contra 45% para o ex-governador Henrique Capriles. O comparecimento às urnas, de 80%, foi recorde.
"A revolução triunfou", proclamou o caudilho venezuelano da sacada do Palácio Miraflores, em Caracas, agradecendo à multidão por ter "votado no socialismo".
Será o quarto mandato de Chávez, que vai governar durante mais seis anos, até 2019, acumulando um total de 20 anos no poder. Ele agradeceu ao comportamento democrático da oposição, que não contestou o resultado.
Ao reconhecer a derrota e cumprimentar o presidente em discurso diante de seus seguidores, Capriles afirmou que o resultado mostra um país dividido com "duas visões" muito distintas. Num apelo à reconciliação nacional, o candidato oposicionista disse que "um bom presidente deve trabalhar pela união de todos os venezuelanos".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário