Pela primeira vez, os Estados Unidos e o Irã concordaram em negociar bilateralmente a questão nuclear. Os EUA e seus aliados ocidentais acusam o regime fundamentalista iraniano de estar desenvolvendo armas atômicas. A república islâmica afirma que seu programa nuclear tem objetivos meramente pacíficos.
A negociação é vista como a última chance de evitar uma ação militar dos EUA ou de Israel para tentar evitar que o Irã tenha a bomba.
O Irã pediu que o diálogo comece depois da eleição presidencial de 6 de novembro nos EUA para saber com que presidente americano estará negociando, informa o jornal The New York Times, que traz a notícia na edição deste domingo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário