O presidente da ex-república soviética da Geórgia, Mikheil Saakachvili, admitiu hoje a derrota de seu governo nas eleições parlamentares da segunda-feira. A vitória foi da oposição liderada por Bidzina Ivanichvili, um milionário que fez fortuna na Rússia e pretende melhorar as relações com o gigantesco país vizinho.
Saakachvili chegou ao poder em 2003, com a chamada Revolução Rosa, que tirou do poder os remanescentes da era soviética. A Rússia logo passou a apoiar revoltas separatistas nas repúblicas autônomas da Abcásia e da Ossétia do Sul.
Em 8 de agosto de 2008, uma tentativa de retomar o controle das regiões rebeladas deflagrou uma guerra contra a Rússia que terminou em derrota para Saakachvili. Seu rival pediu sua renúncia imediata.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário