sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Economia dos EUA cresce em ritmo de 2% ao ano

A economia dos Estados Unidos cresceu no terceiro trimestre de 2012 num ritmo de 2% ao ano, anunciou hoje o Departamento do Comércio. É mais do que a expectativa de expansão do Brasil neste ano, que está em 1,54% e uma boa notícia para o presidente Barack Obama, a nove dias da eleição presidencial.

Foi a mesma taxa do primeiro trimestre do ano. No segundo, o ritmo caiu para 1,3%, levando a Reserva Federal (Fed), o banco central americano, a lançar seu terceiro programa de compra de títulos para jogar mais dinheiro mercado.

O consumo doméstico também avançou numa taxa anualizada de 2% e o investimento no setor habitacional em 14,4%, acima dos 8,5% do segundo trimestre.

A boa notícia chega no momento em que as empresas dos EUA estão cortando gastos para se preparar para o chamado "abismo fiscal ". Em janeiro, terminam as reduções de impostos da era Bush e, como não houve acordo entre o governo e a oposição para diminuir o déficit orçamentário, entram em vigor automaticamente cortes nos gastos públicos.

Estas duas medidas ameaçam tirar ainda mais dinheiro da economia, daí a expressão "abismo fiscal".

Em comício em Ohio, o ex-governador Mitt Romney, candidato do Partido Republicano, ignorou o aumento do produto interno bruto e acusou o governo Obama de destruir empregos e o sistema de saúde pública, e de endividar o país em mais US$ 6 trilhões.

É um discurso oportunista, que ignora o passivo da era George W. Bush (2001-9) e joga todos os problemas na conta do atual presidente, mas aparentemente está colando. As pesquisas começam a dar vantagem a Romney e a disputa nos estados-chaves está ficando mais apertada.

Nenhum comentário: