O americano David Wineland e o francês Serge Haroche ganharam hoje o Prêmio Nobel de Física 2012 "por seus métodos experimentais inovadores que permitiram medir e manipular sistemas quânticos individuais", anunciou em Estocolmo a Academia de Ciências da Suécia. Essas pesquisas ajudaram a fazer relógios de grande precisão e ao desenvolvimento de supercomputadores.
Uma partícula quântica é uma partícula isolada. Nesta condição, um átomo, um elétron ou um próton apresenta propriedades estranhas como estar em dois lugares ao mesmo tempo, comportando-se como uma nuvem. Isto muda quando a partícula interage.
Os dois cientistas trabalharam isoladamente em instrumentos para medir e manipular. Haroche é professor do Colégio da França e da Escola Normal Superior de Paris, enquanto Wineland é um físico do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia da Universidade do Colorado em Bolder, informa o jornal The Washington Post.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário