O Comitê de Proteção aos Jornalistas condenou hoje a prisão de três blogueiros dissidentes do regime comunista de Cuba e exigiu sua libertação imediata.
A conhecida blogueira Yoani Sánchez, seu marido Reinaldo Escobar e Agustín Díaz foram detidos na cidade de Bayamo, onde pretendiam cobrir o julgamento de um acidente de trânsito em que dois dissidentes morreram, denunciou a Comissão de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional de Cuba.
No julgamento, a promotoria da ditadura militar cubana está pedindo sete anos de cadeia para o espanhol Ángel Carromero, denunciando-o por homicídio culposo por imprudência nas mortes de Oswaldo Payá e Harold Cespero, em 22 de julho de 2012.
Yoani Sánchez reportaria o julgamento para o jornal espanho El País. Ela foi proibida várias vezes de sair do país
Cuba, acusa o comitê, é um dos países mais censurados do mundo. Depois de 30 horas de detenção, Yoani foi solta e disse ter muito a contar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário