Primeiro chefe de Estado a visitar a Faixa de Gaza desde que o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) assumiu o controle deste território palestino, o Emir do Catar prometeu hoje dar uma ajuda de US$ 400 milhões. É mais um lance desta rica monarquia petroleiro no jogo da política internacional.
O Catar apoiou as revoluções no Egito, na Líbia e no Iêmen, ajudou a isolar a ditadura de Bachar Assad na Síria e financia islamitas por todo o Oriente Médio. A visita do xeque Hamad ben Khalifa al-Thani a Gaza ameaça aprofundar a divisão do movimento palestino, se ele não for à Cisjordânia.
Com sua diplomacia econômica, o emir sela sua parceria com o Hamas construindo dois conjuntos habitacionais, recuperando três grandes estradas e criando um centro médico, entre outros projetos.
Hoje, você é um grande convidado, que declara oficialmente o fim do cerco político e econômico que foi imposto a Gaza", declarou o primeiro-ministro Ismail Haniya.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário