Sob a pressão de sanções internacionais contra seu programa nuclear, suspeito de desenvolver armas atômicas, a moeda do Irã, o rial, perdeu 18% do valor ontem, acumulando uma desvalorização de 80% neste ano. Depois de negar repetidas vezes o impacto das sanções, o presidente Mahmoud Ahmadinejad acusou hoje o Ocidente de fazer uma "guerra econômica" contra o país.
A queda do rial é tão espetacular que suas cotações foram removidas da Internet.
"Da nossa perspectiva, isto fala da incessante e cada vez mais bem-sucedida pressão internacional sobre a economia iraniana" que "está sob uma tensão incrível", comemorou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland.
Com inflação em alta, escassez ou carestia de alguns alimentos, congelamento de suas relações com o sistema financeiro internacional e a queda na renda do petróleo, a crise atinge diretamente o bolso do consumidor, nota a televisão pública britânica BBC.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário