A Turquia interceptou ontem um avião de passageiros da Rússia que seguia para a Síria com uma "carga ilegal" de armas para a ditadura de Bachar Assad, que há um ano e sete meses reprime violentamente uma revolta popular. Tanto a Síria quanto a Rússia negaram as alegações e acusaram o governo turco de "colocar em risco a segurança e a vida dos passageiros".
O avião levaria partes de mísseis. A Síria, que andou trocando tiros com a Turquia através da fronteira nas últimas semanas, acusou o país vizinho de "pirataria aérea".
Em Atenas, durante visita à Grécia, o ministro do Exterior turco, Ahmet Davutoglu, declarou: "Estamos determinados a controlar a transferência de armas para um regime que massacra brutalmente seu próprio povo. É inaceitável que essa transferência de armas seja feita por nosso espaço aéreo", reportou a agência Reuters.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário