quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Enviado da ONU tenta negociar trégua na Síria

Depois de advertir para o risco de uma conflagração generalizada no Oriente Médio, o enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, vai à Síria tentar negociar uma trégua entre o governo e os rebeldes durante os feriados religiosos do Eid, a festa que celebra o fim do jejum que todos os muçulmanos são obrigados a fazer durante o sagrado mês do Ramadã.

"Faremos um apelo a nossos irmãos sírios, sejam do governo ou contra o governo, para que parem de lutar nos três ou quatro dias do Eid, na próxima semana", declarou Brahimi, ex-ministro do Exterior da Argélia, confirmando sua ida a Damasco, informa a agência de notícias Reuters.

A Turquia, aliada dos rebeldes, e o Irã, que apoia a ditadura de Bachar Assad, são a favor da trégua.

Uma tentativa anterior de negociar um cessar-fogo, em abril, realizada pelo antigo mediador, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, fracassou em poucos dias. Meses depois, Annan renunciou ao cargo.

Seu plano de paz previa ainda a retirada de tropas e tanques do Exército sírio das ruas, um diálogo nacional, eleições, e liberdade de circulação para jornalistas e organizações de ajuda humanitária.

Nenhum comentário: