Em mais uma mancha na sua imagem, associada no passado a um rigoroso programa de qualidade total, a fábrica de automóveis japonesa Toyota ordenou a devolução de 7,43 milhões de veículos no inteiro. Eles têm um problema de aquecimento do botão que aciona o vidro elétrico capaz de causar incêndios.
É mais um golpe na empresa. A Toyota desdenhou seu próprio programa de qualidade para bater a General Motors, que durante 77 anos foi o maior fabricante mundial de automóveis. Foi obrigada a recolher e consertar milhões de veículos.
No ano passado, foi duramente atingida pelo terremoto e maremoto no Nordeste do Japão. Agora, enfrenta a revolta contra marcas japonesas na China por causa da disputa entre os dois países pelas ilhas Senkaku ou Diaoyu.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário