Em nota divulgada agora há pouco, a missão de chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) admite não ter obtido garantias dos diversos partidos políticos e das autoridades legislativas do Paraguai de que a ordem constitucional será mantida e de que o presidente Fernando Lugo terá pleno direito de defesa no processo de impeachment aberto ontem na Câmara dos Deputados do país.
"Os chanceleres reafirmaram que é imprescindível o pleno respeito às clásulas democráticas do Mercosul, da Unasul e da Celac", ameaçando excluir o Paraguai dessas organizações regionais se o golpe de Estado em marcha contra o presidente Lugo for concretizado. Seu julgamento no Senado estava marcado para hoje.
A missão da Unasul "reafirma sua total solidariedade ao povo paraguaio e o respaldo ao presidente constitucional Fernando Lugo".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário