terça-feira, 26 de junho de 2012

OTAN condena derrubada de avião turco pela Síria

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, condenou hoje a Síria por derrubar um avião de guerra da Turquia que teria invadido seu espaço aéreo, considerando o ato "completamente inaceitável". O governo turco ameaçou retaliar, em caso de novo ataque.

Foi "outro exemplo do total desrespeito do governo sírio pelas normas internacionais, a paz, a segurança e a vida humana", declarou o secretário-geral da OTAN, o ex-primeiro-ministro dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, reproduzindo palavras ditas ontem pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Não foram anunciadas medidas contra a Síria. O secretário-geral disse que a aliança vai controlar os acontecimentos na sua fronteira sudeste e voltar a "discutir o que mais poderá ser feito", se ocorrer outro incidente.

2 comentários:

Martin Taborda disse...

OTAN não passa de fantoche da geopolítica norte americana... não se pode dar crédito a essas 'condenações' esdrúxulas...

Nelson Franco Jobim disse...

A OTAN é um instrumento da política externa dos EUA, mas isso não autoriza a Síria a derrubar um avião de guerra da Turquia nem a massacrar seu próprio povo.

A condenação é justa e não tem nada de esdrúxula. Os dois países não estão em guerra. Mesmo que o avião tenha invadido o espaço aéreo sírio, teria de ser advertido antes de atacado.