Depois de 12 horas, as forças de segurança do Afeganistão conseguiram repelir um ataque terrorista de um grupo aliado à milícia fundamentalista dos Talebã contra um hotel de luxo dos arredores de Cabul, a capital do país, com metralhadoras, granadas de foguete e tomada de reféns.
Pelo menos 26 pessoas morreram, os sete rebeldes, 15 civis, três guardas de segurança do hotel e um civil. O comando militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Guerra do Afeganistão atribuiu o ataque à rede Haqqani, ligada aos serviços secretos das Forças Armadas do Paquistão.
O ex-capitão da seleção paquistanesa de críquete convertido em líder político, Imran Khan, já disse que a rede Haqqani é um dos instrumentos do Exército do Paquistão para manter sua influência no vizinho Afeganistão depois que os Estados Unidos e seus aliados se retirarem, no fim de 2014.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário